A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral que, segundo a OMS, acomete cerca de 4% da população mundial, sendo no Brasil. aproximadamente 6 milhões de pessoas. Apesar da causa ainda ser desconhecida, sabemos que a incidência é maior em meninas adolescentes, conhecida como escoliose idiopática juvenil. Os outros três tipos são: escoliose congênita, neuromuscular e degenerativa. Assim, questões relacionadas a má postura ou ao uso excessivo de aparelhos de celular e outros dispositivos, não tem relação direta com a escoliose. Entretanto, não podemos negar que muitos de nós, podemos desenvolver “atitudes escolióticas”, essas sim, relacionadas às questões posturais. Seja para controle da doença ou para evitar sua progressão a fisioterapia, é considerada como padrão ouro no tratamento.
Tratamento
Atualmente, o tratamento da escoliose varia de acordo com o tipo, grau da curva e os sintomas, podendo ser realizado através de exercícios específicos que são acompanhados por um fisioterapeuta especialista, uso de coletes e em casos mais graves cirurgia.
Não devemos achar que a atividade física que praticamos na academia, natação ou outras técnicas conhecidas como a RPG e fisioterapia convencional irão tratar a escoliose. Então fiquem atentos! Caso haja alguma dúvida com relação a esse tema, fale com um profissional especializado. Somente dessa forma poderemos evitar a progressão e as complicações dessa doença.