Olá pessoal! Hoje estou aqui para falar de um assunto polêmico!
Afinal, devo ou não estimular o meu filho a praticar o mesmo tipo de modalidade esportiva?
Trouxe essa questão a tona, pois ela é relativamente frequente em minhas consultas na clínica. Mas, antes de polemizar, gostaria de dizer que sou 100% defensora da prática de atividade física regular e ponto final.
Acredito que para que haja um desenvolvimento equilibrado, precisamos ser estimulados desde a primeira infância. A importância de expor o corpo humano a situações distintas e ricas em sensações e condições múltiplas é o que vai servir como um bom preditor de coordenação motora, equilíbrio força e organização corporal no futuro.
As aulas de educação física como parte da nossa grade curricular nacional nas escolas está longe de ser apenas um horário de “brincar” e sim um horário dedicado ao ensinamento corporal. Por essa razão, que os professores aproveitam para apresentar aos seus alunos as diferentes modalidades esportivas, visto que a experimentação e a diferenciação dos estímulos que recebemos em toda a fase do desenvolvimento neuropsicomotor vai criar mudanças profundas no desenvolvimento físico e psíquico.
Antigamente não era incomum vermos pais escolhendo “a melhor atividade física” para os seus filhos. Tais escolhas, geralmente vinham de experiências prévias ou de frustrações geradas por um passado de menores oportunidades. Então, se o pai ou mãe foi praticante de alguma modalidade esportiva seria natural que a criança tivesse contato primeiro esta mesma modalidade.
Quando gostamos muito de alguma coisa, como pais, temos a tendência em achar que os nossos filhos também compartilharão da mesma opinião. Mas, isso nem sempre acontece. Na verdade, o que presencio por vezes, são pais e crianças frustradas por não atender às expectativas e frustrações de ambos os lados e, por isso, estou aqui chamando a atenção de vocês para ajustarmos nossas idéias e pensarmos mais sobre esse tema.
Quando escolhemos um esporte ou atividade corporal para os pequenos o ideal é que possamos, de tempos em tempos, trocar de modalidade. Essa escolha, fará com que o desenvolvimento do corpo humano seja aprimorado, ficando cada vez mais forte e com menor possibilidade de lesão no futuro.
Parecer final
- Atividade física regular é saudável;
- Estímulos variados e precoces permitirão um desenvolvimento saudável;
- A atividade física praticada pelos pais nem sempre é a que seu filho irá gostar de praticar.
- Durante o desenvolvimento variedade é melhor do que especificidade, então, sempre que puder, oferte possibilidades de práticas variadas;
- Sempre que puder, incentive seu filho ao movimento.
Rumo a um futuro mais saudável e melhor! 💪✨
Atenciosamente,
Daniela Vergilio (Mãe, fisioterapeuta, sócia proprietária do Estúdio Mais Pilatinhos e da Clínica Versan)