Quem nunca ouviu um antigo dito popular, “em boca fechada não entra mosquito”?
Geralmente usamos essa frase em situações aonde o silêncio é a melhor escolha e por essa razão acabei me lembrando dela quando resolvi falar com vocês sobre o que realmente está em jogo quando optamos por praticar atividade física de forma desconcentrada em relação aos resultados.
A concentração durante a execução de um movimento não só melhora a qualidade do exercício, mas também tem um impacto direto no desenvolvimento neuromuscular.
O foco no movimento ativa mais neurônios e unidades motoras, melhorando a coordenação muscular e aumentando o potencial de ganho de força e massa muscular além de ajudar o cérebro em sua capacidade de criar novas conexões que nos ajuda a aprimorarmos cada vez mais os movimentos. Assim, um comportamento comum como esse, pode comprometer esses resultados para aqueles que tem isso como objetivo.
Mas então, qual seria o real impacto das conversas durante o treino?
Embora a socialização seja parte importante do ambiente de academias e clubes, a falta de concentração em momentos-chave do treino pode reduzir a eficiência dos exercícios. Durante atividades que demandam maior esforço físico e mental, aquelas voltadas para hipertrofia muscular (ganho de massa muscular) e treinamento de equilíbrio e mobilidade, a necessidade de foco é essencial.
Estudos mostram que o simples ato de focar mentalmente no músculo que está sendo trabalhado (uma técnica conhecida como “conexão mente-músculo”) pode aumentar a ativação muscular. Isso ocorre porque o foco no movimento aumenta a excitação neural e otimiza o recrutamento de fibras musculares. Por exemplo, ao realizar um exercício de bíceps, concentrar-se na contração do músculo durante o movimento pode aumentar a ativação de mais unidades motoras, resultando em uma maior intensidade de contração e, consequentemente, melhores resultados de hipertrofia.
Além disso, o foco adequado também auxilia na prevenção de erros de técnica que podem ocorrer quando a atenção está dispersa. A boa execução do movimento, com controle e alinhamento postural, é essencial não só para os ganhos de força e massa muscular, mas também para o equilíbrio e a mobilidade, pois uma postura inadequada pode limitar a amplitude de movimento e aumentar o risco de lesões.
Como disse antes, entendo que praticar atividade física, também é uma forma de fazer novas conexões com outras pessoas, mudar o ambiente de trabalho, criar novas amizades e relacionamentos e isso é igualmente saudável para todos nós. Afinal, ás vezes, são nossos amigos e essa conversa boa que nos motiva a continuar firmes em nossa prática.
Então, o recado está dado! Se quiser melhorar os seus resultados preste atenção nos seus movimentos! Com resultados mais rápidos, você terá tempo de sobra para conversar e botar as fofocas em dia!
Seguimos, rumo a um futuro mais saudável e melhor! 💪✨
Atenciosamente,
Daniela Vergilio (Mãe, fisioterapeuta, sócia proprietária do Estúdio Mais Pilatinhos e da Clínica Versan)